segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Panetone vegano caseiro

Panetone vegano


Panetone vegano caseiro

Ontem fomos jantar na casa da minha mãe, meu pai estava lá (ele mora em Natal-RS) e passamos uma noite agradável. Na volta, pegamos carona com meu tio, irmão da minha mãe, ele e a esposa moram perto da gente.

Levei um panetone que eu mesma fiz na noite anterior.


Panetone vegano

Ingredientes:
  • 1 kg. de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar (pode ser mascavo)
  • meia xícara de óleo vegetal
  • 1 pitada de sal
  • raspa e suco de 3 laranjas
  • 100g. de fermento fresco para pão (fermento biológico, daqueles que se compra na padaria)
  • recheio: 200g. de chocolate sem lactose picado, ou frutas como damasco e uvas passas, ou ainda nozes

Modo de fazer:
  1. Num copo, misture o fermento fresco com 1 colher de sal e 1 colher de açúcar, vai virar um líquido; reserve. Numa bacia grande, misture 100g. da farinha de trigo com esse fermento, coloque um pouco de água também para formar uma massa tipo esponjosa, misture bem e cubra com um pano, deixe crescer por 20 minutos.
  2. Misture a essa massa esponjosa (que deverá ter crescido bastante) o restante da farinha de trigo, açúcar, óleo, sal, raspas e suco de laranja, se necessário acrescente mais água até a massa ficar moldável e macia. Misture bem, por último coloque o recheio de sua preferência, cubra com pano e aguarde mais 20 minutos.
  3. Separe 4 fôrmas para panetone de 500g. Divida a massa em 4 porções iguais, não rasgue a massa na mão, corte com espátula e coloque em cada forminha, o ideal é passar um pouco da metade da forminha. Deixe crescer até dobrar de tamanho.
  4. Assim que estiver bem crescido, aproximadamente 1-2 horas, leve ao forno para assar na temperatura média por 40 minutos ou mais.

Decorei com um creme feito de chocolate picado derretido e leite de côco, salpicado com granulado.


os panetones antes de assar

3 comentários:

  1. Cristiane Carvalho17 de outubro de 2013 06:17

    Vou fazer nest fds. Depois volto pra contar se deu td certo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Laura por compartilhar. Uma das poucas receitas (penetone vgn) que testei e deu certo. Ele só não fica muito macio, é algo que vou pesquisar a respeito.

    ResponderExcluir