Cosméticos naturais

O Brasil é riquíssimo em sua natureza. A seguir dicas veganas e naturais de higiene corporal.


Xampu natural de juá

Uma das bênçãos é o juazeiro, árvore típica do Nordeste brasileiro, encontrado em abundância nas ruas do Ceará. Os índios brasileiros usam o juá para limpeza corporal, pois a raspa do tronco da árvore tem propriedades saponíferas (do sabão).

Receita de xampu: numa panelinha, ponha um litro de água e 100g. de raspa ou casca de juá; ferva por quinze minutos, então adicione 100g. de jaborandi ou outra erva que você goste (camomila, hortelã, macela, etc) e deixe tampado por mais quinze minutos. Depois, coe, deixe esfriar e guarde em duas garrafinhas pequenas, pode ser daquelas descartáveis de água.

Esse processo é necessário pois raízes ou cascas de troncos de árvores devem ser fervidos, e folhas ou flores devem apenas receber infusão, ou seja, descansar após fervura, para conservar suas propriedades.

Se você lavar seus cabelos todos os dias, essas garrafinhas duram uma semana, muito prático. Você usará aproximadamente 150ml. de chá por lavagem. Esse xampu, na verdade um chá, não faz espuma, mas lava com eficiência e não resseca os fios. Lave normalmente, igual você faz com os xampus industrializados: massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos, deixe agir por alguns minutos e enxágue em seguida.

O juá é perfeito para quem tem problemas de caspa ou queda de cabelo, restaurando o vigor natural do bulbo capilar. O juá e outras ervas podem ser encontrados em farmácias naturais (herbanários), em feiras-livres de rua, até mesmo em lojas do real.



Cabelos - equilíbrio e hidratação
 
Uma vez por mês ou conforme sua necessidade, você pode restaurar o equilíbrio capilar naturalmente: esprema um limão, coe num copo e adicione um pouco de água. Aplique no couro cabeludo molhado, massageando gentilmente com a ponta dos dedos, deixando agir por alguns minutos. Em seguida, enxague abundantemente e aplique o xampu normalmente.
 
Para hidratar os cabelos: óleo de semente de uva, 100% puro, sem cheiro e sem cor. Aplique algumas gotas na palma das mãos e deslize no comprimento dos fios, desembaraçando-os. É recomendável aplicar antes de lavar, para não pesar nos fios e misturar bem.

Óleos naturais são excelentes, como óleo de coco, óleo de castanhas, em geral comestíveis. Devem ser puros, sem mistura.

Lembrando que a melhor hidratação acontece de dentro para fora: por isso é tão importante nutrir-se, e não apenas comer. Dê preferência a alimentos naturais, balanceando os nutrientes de acordo com a pirâmide alimentar vegan.



Sabonete

O corpo humano não precisa ser lavado com sabonete em áreas como braços, pernas, barriga, costas etc. Quanto mais se lava com sabonete, mais se resseca, e o corpo entende que precisa fabricar mais gordura, causando então uma sensação de sujeira, e a pessoa sente que precisa lavar mais. Para evitar esse ciclo, lave seu corpo normalmente com água não muito quente. Para áreas como o ânus e partes íntimas, o chá de juá é perfeito, só um pouquinho é suficiente para limpar eficientemente.

O rosto, mesmo com maquiagem, pode ser limpo com pedacinhos de frutas como banana, morando, uva etc, molhe o rosto e esfregue gentilmente a fruta escolhida, enxaguando em seguida. Caso não use maquiagem, somente água é suficiente, a não ser que seu rosto fique sujo por causa de poluição; nesse caso, lave com uma rodela de limão, enxaguando abundantemente em seguida. Você também pode fazer uma leve esfoliação com fubá: molhe o rosto, esfregue suavemente um punhado de fubá em movimentos circulares, enxaguando em seguida.
 
Caso seus pés tenham calos, use pedra-pomes regularmente. Essa pedra é facilmente encontrada em farmácias, supermercados e lojas de produtos naturais.



Limpeza bucal

O creme dental não é necessário para manter os dentes sadios e sem cáries. Apenas boa escovação e enxágue com água é suficiente: escove os dentes como se estivesse varrendo, sempre com movimentos da gengiva para baixo, nunca de baixo para cima. Nos dentes inferiores, logicamente, você usa o mesmo processo, só que ao inverso.

O que você não pode fazer é escovar em direção à gengiva, pois isso a levanta e causa aquela sensação de "dentes sensíveis". Por isso não é recomendado fazer movimentos circulares com a escova. E não esqueça da língua, dê uma escovada nela também. Enxágue com água em seguida.
 
Se tiver comido um alimento muito condimentado, você pode enxaguar a boca com chá de hortelã, ou mesmo beber um chá de ervas a seu gosto. Também comer frutas após as refeições ajuda, maçã por exemplo, que além de ser saudável, neutraliza o gosto na boca.

Caso seus dentes estejam escurecidos, você pode clareá-los com bicarbonato de sódio, aquele pozinho químico facilmente encontrado em mercados e farmácias, muito usado em receitas de bolos e tortas para aumentar a massa, e também para avivar a cor dos vegetais na fervura. Basta aplicar um pouco na escova molhada e escovar seus dentes normalmente.



Desodorante

Muitas pessoas relacionam o câncer de mama feminino com o uso frequente de desodorantes industrializados sobre a axila depilada. Se tem fundamento ou não, ainda não sabemos com certeza; o certo é que é melhor evitar produtos industrializados.

Para transpirações leves, aplique algumas gotas de limão ou esfregue uma rodela nas axilas; nesse caso, a pele não deve ser exposta ao sol, pois o limão pode reagir com o sol e manchar a pele. Para transpirações fortes, aplique bicarbonato de sódio nas axilas em pó após o banho. Dura o dia inteiro.



Hidratante corporal e facial

Hoje em dia há vários produtos industrializados vegans para hidratar a pele do corpo e do rosto, mas se você quer tentar alternativas naturais, uma ótima pedida é o óleo de semente de uva; por ser finíssimo, pode ser aplicado no rosto também (único óleo recomendado para a face). Atente para o fato do óleo ser sem mistura, tem de ser 100% puro, não pode conter outro óleo, mesmo vegetal, muito menos óleo mineral (óleos minerais só servem para lubrificar máquinas).

Há outros óleos naturais e prensados a frio perfeitos para manter a pele do corpo hidratada: óleo de castanha-do-pará, de macadâmia, azeite, óleo de noz pecã, óleo de côco etc. Esses óleos têm função alimentícia, são facilmente encontrados em casas de grãos ou de produtos naturais. Mas atenção: o óleo não pode ter mistura, deve ter um componente só.
 
Outra boa alternativa para hidratar a pele do rosto é o suco de pepino: esprema uma rodela de pepino, coe e aplique no rosto, deixando secar naturalmente.



Depilação

Para a pele da mulher, o ideal é que os pelos sejam arrancados pela raiz, enfraquecendo o bulbo capilar. Aparelhinhos elétricos tipo satinele ou epileide funcionam muito bem; o desconforto fica somente na primeira aplicação. No rosto, a pinça ainda é a melhor solução. Para a barba masculina, barbeadores elétricos, que podem ser usados diariamente ou conforme necessidade.

Usando esses aparelhinhos, protegemos o meio ambiente e os animais. Essas pequenas máquinas podem durar anos e até décadas, com simples manutenção de limpeza a óleo e troca periódica das lâminas (no caso do barbeador), e no fim da vida ainda podem ser reciclados. Mas o mais importante é que ao preferir esses aparelhos, evitamos o uso de produtos derivados de animais, como cera de abelha na depilação feminina.
 
Em tempo: esses aparelhinhos entram nesta lista por não conterem produtos químicos e não serem testados em animais.



Medicina natural - dormir melhor

Para voltar a dormir com tranquilidade: chá de maracujá. Lave um maracujá, corte-o em quatro e despeje numa panelinha com um litro de água, deixe ferver por 15 minutos. Vá tomando o chá no decorrer do dia. Esse chá é indicado para insônias traumáticas ou causadas por estresse. Na segunda noite, a pessoa já volta a dormir como antes.
   
Além disso, observar o ambiente em que se dorme também ajuda: retire televisão e outros aparelhos eletrônicos do quarto, mantenha lençóis, travesseiros e cobertores sempre limpos, evite bagunça no local, criando uma atmosfera de aconchego. Ficar alguns instantes sentado sem pensar em nada - meditar - também ajuda maravilhas, é como limpar a mente.


- Texto e receitas: Laura Kim Barbosa

47 comentários:

  1. Olá amigos, transferi esse conteúdo do meu outro site veganismo.org.br, então alguns comentários foram excluídos. Vou repassá-los a seguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá! Acabei de sair de um câncer de mama e estou empolgada para aprender a fazer os meus cosméticos naturais. Gostaria de dicas de cursos, pois os que encontrei são comuns, e levam lauril...podes me dar um help? Grata!

      Excluir
    2. Fique ligada aqui: https://www.facebook.com/veganismo.org.br
      tem eventos veganos pelo Brasil inteiro!

      Excluir
    3. Olá, Conheço um site bem legal sobre maquiagem orgânica e natural. https://baims.com.br/shop/

      https://www.facebook.com/BaimsNaturalMakeup/?fref=ts

      Excluir
  2. Em 7 de agosto de 2012 23:07 Priska disse...

    ADOREI a receita do shampoo de Juá! Exatamente o que estou precisando no momento!
    Ultimamente eu tenho procurado formas naturais de me cuidar então quero dividir o pouquinho que aprendi até agora!

    Como hidratante facial eu recomendo o óleo de jojoba, ele é sebo regulador então pode ser aplicado em uma pele oleosa e acneica sem problemas!
    O uso do chá de calêndula para limpeza da pele do rosto, também muito bom para quem possui acne!
    O leite de magnésia tbm é ótimo para limpar a pele oleosa, vc pode diluir em água ou soro fisiológico!
    Para remover maquiagem pode-se usar qualquer óleo vegetal 100% puro, inclusive nos olhos, depois é só lavar o rosto para remover o óleo e pingar uma ou duas gotas de soro fisiológico para quem tem olhos mais sensíveis!
    Passar óleo de rícino no couro cabeludo massageando com a ponta dos dedos, deixar agir por um tempo ou dormir com o óleo no couro e lavar no dia seguinte, 1x por semana, deixa o couro mais saudável, regula a oleosidade, pode-se misturá-lo com outro óleo para facilitar a aplicação, o azeite de oliva extra-virgem é uma ótima opção.
    Óleo de coco no comprimento e pontas usado da mesma forma que o óleo de rícino! O óleo de coco além de hidratar e nutrir, tbm segura a proteína dos fios!
    Manteigas vegetais também são ótimas para a pele e os cabelos, karité, cacau, murumuru, cupuaçu, manga, tem várias opções!
    Também tem os géis naturais para os cabelos!
    Linhaça: 2 col. sopa de linhaça marrom ou dourada, para 250ml de água, ferva por 5 min. e coe imediatamente. Guarde em um recipiente de vidro fechado na geladeira por até 5 dias! Pode-se acrescentar 2 ou 3 gotas de algúm óleo essencial para perfumar e conservar, aí pode deixar fora da geladeira por até 5 dias ou em geladeira por 10 dias!
    Pode-se substituir a linhaça por aveia em flocos, o preparo é o mesmo e o resultado é tão bom quanto!
    Tenho mais um montão de receitas que aprendi mas o post ia ficar maior do que já está! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Em 25 de setembro de 2012 18:01 Valéria disse...

    Olá, alguém poderia me dizer como conseguir casca de juá em São Paulo? Grata, Valéria

    ResponderExcluir
  4. Valéria, em farmácias como Farmaervas na Praça da Sé você encontra, e também em herbanários na Zona Cerealista, Avenida Mercúrio. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Em 18 de outubro de 2012 13:30 dani disse...

    poxa comprei um sabonete da marca gopi sabonete 100 % vegetal, de aloé vera e argila com camomila é fantástico, argila branca com camomila fazem milhagres mesmo ,clarea as manchas e alem de td vegan uhuuuu...

    ResponderExcluir
  6. Em 22 de outubro de 2012 11:19 Cap. Ahab disse...

    Ótimo, com certeza divulgarei as informações!

    ResponderExcluir
  7. Em 15 de novembro de 2012 08:11 Anônimo disse...

    Sigo o método do no-poo para cuidar dos cabelos, por isso não uso shampoo com SLS (sódio lauril sulfato). De uns tempos pra cá, até o shampoo sem fulfato estava provocando o efeito rebote e deixando meu couro oleoso, então passei a usar shikakai, um pó indiano que limpa muito bem o couro sem ressecar. Shikakai é difícil de ser encontrado no brasil, o jeito era importar e isso é um inconveniente enorme. Hoje olhei pro meu saquinho de shikakai e lembrei do juá, daí vim pesquisar uma receita de higienizador natural e achei esse blog! Ótimas informações!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Laura!
    Adorei o blog e as dicas de higiene natural...muito boas!
    Ultimamente estou usando óleo de amêndoa, da farmácia de manipulação, e está tendo um ótimo efeito hidratante na pele do corpo todo. ;)
    Abraços de Luz!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Aninha! Fico contente que tenha gostado das dicas, é gratificante compartilhar experiências! Abraços e lindo fim-de-semana!

    ResponderExcluir
  10. Laura, em que site posso ver as camisetas??? responda via twitter @jozedegoes grato.

    ResponderExcluir
  11. Olá Anônimo: http://vegansfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amei seu blog. As informações batem com várias outras que já pesquisei. E o legal é que o jeito que tu escreve é bem acessível. Adorei!
    Cíntia

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu blog!
    O que vc recomenda para condicionador após o juá? Meu cabelo é cacheado e precisa muito de hidratação.
    O leave-in faço uma geléia de linhaça( ferver água e linhaça).

    ResponderExcluir
  14. Olá Laura!
    Muito interessantes as suas dicas. Eu preparei o xampu de juá ontem a noite e usei hoje de manhã e gostei muito.
    Só fiquei com uma dúvida na preparação pois segui sua receita e usei 1L de água + 100G de casca de juá + 100g de jaborandi, mas após coar o rendimento foi de apenas cerca 500ml de xampu, pois as ervas "chupam" muita água. Você já tentou fazer com uma quantidade menor de ervas?

    ResponderExcluir
  15. Alguém tem dica de protetor solar natural tbm? Minha pele mancha mto rápido e ñ confio nessas marcas comerciais. Aproveitando a pergunta, alguém sabe se usar óleo de citronela em palito de incenso serve como repelente de pernilongo??

    ResponderExcluir
  16. Muitos afirmam que alimentação alcalina vegana é suficiente para se deixar de usar protetor solar.
    Vide o último programa da 2º temporada de Veganismo na tv no Youtube, entrevista com Daniel The Alkaline Man.

    ResponderExcluir
  17. Laura, para o xampu diz para adicionar 100g. de jaborandi ou outra erva, não é muito? tennho um saco de camomila de 40g e acho que já é bastante, pode confirma a quantidade, por favor?

    ResponderExcluir
  18. Se puser menos, vai fazer menos efeito.

    ResponderExcluir
  19. Protetor solar natural? Óleo de coco, preferêncialmente prensados a frio. Óleo de babaçu orgânico.

    ResponderExcluir
  20. Para clarear as axilas o que vc recomendaria. Desde já origada?

    ResponderExcluir
  21. Laura, o Leite de Magnésia Phillips é da GlaxoSmithKline que testa em animais.

    ResponderExcluir
  22. Hola fiz o shampoo de jua. Deixei discansar 24 hs. Ficou uma parte líquida no fundo e uma solida encima. Devo coar ?!? Misturo e boto.no frasco assim?!?
    Abraço
    Chiara

    ResponderExcluir
  23. Ok coei mas achei que ficou muito liquido é normal?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chiara, vc está fazendo chá, chá é líquido mesmo. Preste atenção, faça conforme a receita no texto, pois tem diferença de caule para folhas e flores na hora de fazer chá, ok?

      Excluir
  24. Oi Laura, vc saberia me dizer onde encontro o juá na região de Campinas? Moro em Valinhos mas não encontrei por aqui. Obrigada. Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em casas de ervas - herbanários - ou lojas de produtos naturais, casas do Norte, casas de alimentos naturais.

      Excluir
  25. Ouvi falar do pó de juá, teria o mesmo efeito que as folhas ou cascas? Obrigada. Helena

    ResponderExcluir
  26. Laura, estou passando por problemas desde que eu deixei de usar shampoos convencionais e industrializados. Na verdade tenho lavado meu cabelo apenas com água. Dica de um outro blog sobre veganismo que visitei. Mas meu cabelo esta ficando sempre com a raiz muito oleosa, num sebo só. Posso avar, lavar que não quer sair de forma alguma! Só quando apelo para o bicarbonato com limão que esse sebo todo sai. Mas daí lavo de novo da forma que estava lavando antes, volta aquele sebo todo de novo. E nisso tentei lavar também só com chás, enxague com vinagre. Mas nada do cabelo ficar com aquele brilho e e maciez de antes. O que eu faço? A raiz do meu cabelo é muito oleosa. Será que esse shampoo de juá daria conta do recado no eu caso? Não quero mais lavar meus cabelos com shampoos industrializados como antes. Tirei isso da minha vida na intenção de meu desintoxicar e me libertar disso e não estou disposta a voltar atrás. Me ajuda por favor!?.. Me dá uma dica? Não aguento mais meu cabelo parecendo uma cola, seboso e grudento na raiz. Tá de chorarrr :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cabelo fica bem!macio e brilhoso com babosa, é bem natural, pode passar e enxaguar ou deixar no cabelo. Para tirar oleosidade, puvi falar que a argila é bom

      Excluir
  27. Olá,sou estudante de Odontologia do 4°ano e gostaria de lhe aconselhar a não recomendar uso de bicarbonato de sódio pra clarear os dentes. O bicarbonato de sódio é muito abrasivo e desgasta o esmalte do dente mais rápidamente, se comparado com a ação do tempo, fisiologicamente falando.
    E podemos sim escovar as gengivas,existem até técnicas de escovação que recomendam movimentos circulares entre dentes e gengivas. O fato de ocorrer uma retração da gengiva e exposição da raiz, pode ser causado com força exagerada no ato de escovar e passar o fio dental, ou por diversos outros fatores.
    Espero que tenha ajudado! ;)

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Olha, que tudo, não sabia disso tudo :D

    ResponderExcluir
  30. Adorei a matéria.
    Uma boa dica também, é trocar as pastas de dentes por óleo de coco. Limpa que é uma beleza!

    ResponderExcluir
  31. Oi Laura, me interessei por esta receita, mas eu moro no sul e nao consigo encontrar casca de juá, só o pó de juá. Será que da pra fazer esta receita usando o pó?

    ResponderExcluir
  32. Olá Laura, tentei fazer a receita do shampoo com camomila, não usei nem 100g, usei 75g e achei muito. Ela sugou quase toda água, não deu quase nada de shampoo. Tem certeza que a quantidade é essa mesmo? Fiquei até com dó de jogar fora o que sobrou de erva...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tai!

      Camomila ou outra erva é opcional, pra dar cheirinho e sempre tem propriedades a mais, o essencial é o juá que tem propriedades de limpeza!

      Depois que começa a ferver, abaixe o fogo. O restante é de acordo com a receita mesmo.

      Excluir
  33. Adorei as dicas, vou usar todas. Uso uma mistura de água e bicarbonato de sódio no lugar do shampoo, dá muito certo tbm. Gratidão;)

    ResponderExcluir
  34. Comprei um sabonete de juá com a composição de: coco copuaçú, jaborandi e raspa de juá e com mais enxofre. Gostei muito, tirou até as manchas que eu tinha nos braços e rosto. Só que não encontrei mais com a mesma composição. Poderia me dar uma dica de como posso fazer este sabonete?

    ResponderExcluir