segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Bife à milanesa sem ovos




Bife à milanesa sem ovos

Sempre ensino nas aulas de culinária como fazer milanesa ou empanado sem ovos.

Ingredientes:

  • farinha de trigo ou amido de milho (maisena)
  • temperos a gosto: orégano, sal e pimenta-do-reino
  • água para o creme
  • farinha de rosca ou de mandioca

Tão fácil: num prato, coloque 3 ou 4 colheres de farinha de trigo, vá adicionando água e mexendo com um garfo, como se estivesse batendo ovo. Pronto! Taí o creme para você passar seu bife vegetal, anéis de cebola, cubinhos de tofu, tirinhas de berinjela, tomates fatiados, coxinhas, etc.

Caso queira, pode adicionar temperos no creme, como orégano, sal e pimenta-do-reino.

A etapa seguinte é passar na farinha de rosca - empanar - e antes disso temos de estar atentos, verificando a procedência da farinha. Farinha de rosca é pão amanhecido processado ou batido no liquidificador, vendido em padarias e mercados. Em São Paulo, cerca de 1/3 das padarias ainda utiliza banha de porco ou outro ingrediente animal no preparo dos pães franceses. Fique de olho!

Depois, só fritar seu empanado em óleo quente até dourar, em seguida escorra sobre guardanapos ou papel-toalha para absorver o excesso de óleo.

38 comentários:

  1. ola laura valeu pela outra sugestao muito bom esse bife., até minha companheira que não é vegetariana ficou surpriendida.
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Como eu posso saber a procedência do pão francês? Tenho pena/raiva desse mundo ignorante que colocam animal morto em tudo. Se o mundo fosse vegetariano teríamos as mesmas comidas (mais saudáveis) e maior abundancia eliminando a fome mundial e isso tudo com 0% de mortes!... AMO MINHA VIDA MAS VOU ESTAR MUITO FELIZ NO DIA DA MINHA MORTE AQUI NA TERRA, POIS FINALMENTE SAIREI DESSE DESEQUILÍBRIO QUE É A TERRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eu ia comer peixe mas comerei duas galinhas e um pedaço de vaca só pelo seu comentário infeliz...vc usa tanta merda animal e nem se dá conta, pra começar deveria ficar nu e voltar pro mato de onde vc foi capturado e viver com os lobos...aliás, vá viver com as codornas ou os lobos te comem, hehehehe.

      Excluir
    2. Aonde curto Haddad kkkkkkk???

      Excluir
    3. Yusuf, vc vem em site especializado em comida vegan e ainda crítica quem é. E é tão ingnorante que acha que peixe não é um animal.

      Excluir
    4. Na vdd o peixe foi tipo "Ia comer só um animal mas dps dessa vou comer 3 (2 galinhas e um bife de vaca)."

      Excluir
    5. Que retardado. A culpa de vivermos em uma sociedade que explora animais por cultura é dos veganos? Olha o lançamento da Tesla Motors. Um carro 100% vegano. É totalmente possível criarem substitutos para QUALQUER coisa, seja comida, objetos, veículos, basta as empresas terem a boa vontade e DEMANDA para fazer e não tem como ir contra o mercado. A cada ano MILHÕES de pessoas deixam de comer carne. Veja a Alemanha, 13% do país já é Veg e o número cresce rapidamente. Vem aqui e procura uma roupa minha que tenha animal. Existem empresas que fabricam roupas sem origem animal, seu energúmeno. Não recomendo a Nike (por explorar pessoas), mas 50% dos tênis da Nike são VEGANS, não tem NADA animal, retardado.

      O Veganismo é um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração contra os animais.

      Discute com o mercado aí, campeão:

      http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2015/08/mercado-vegano-tem-grande-demanda-e-atrai-empreendedores.html

      Excluir
    6. Parabéns Laura! A melhor maneira de lidar com "pessoas" que entram sem serem convidadas no caso o agressor fascista acima é realmente ignorá-los. Se fosse ao vivo ele não teria coragem de falar em público, mas na net vem e fala(escreve ou tenta) mesmo sem ser convidado ao convívio...
      Ignore sempre seu blog DEDICADO AO VEGANISMO é para quem curte isso.

      Excluir
  3. Ola Ricardo Rodrigues, para certificar-se que o pão não contém ingredientes animais, converse com o padeiro, leia o rótulo ou telefone para a empresa que fornece a massa, caso dos supermercados hoje em dia.

    Você tem razão, os alimentos livres de origem animal são melhores para todos: animais, para nós e o planeta! Basta um breve estudo para ter consciência disso.

    Não desanime, os animais precisam de nós. Sei que essa luta é pesada, porém temos de nos unir. Tenha em mente que os animais estão lá, indefesos, esperando alguma atitude. Se nós não fizermos, então quem?

    A união é tudo nesta causa, Ricardo.
    Abraços e força!

    ResponderExcluir
  4. Será que estou enganado ou é uma receita de bife?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bife animal e, sim vegetal

      Excluir
    2. desculpem a minha ignorancia, mas eu queria saber mais sobre bife vegetal, receitas etc ... valeu

      Excluir
  5. Ai não posso comer pão com procedencia animal mais posso comer o bife né????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que ela fez foi vegetal, mas ñ gosto dessa ideia de carne vegetariana , nao como essas coisas...

      Excluir
    2. O site é vegano (laura'vegan'), logo, as receitas também são, por isso ela não especifica a toda hora que o bife é vegetal.

      Excluir
  6. Nossa, fica bem melhor que empanado com ovos, e mais fácil também..

    ResponderExcluir
  7. Vegetarianos não comem ovos? Nem tomam leite né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todos.
      De forma resumida e prática, há vegetarianos estritos, que não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal, há vegetarianos que se abstêm de carne, mas comem ovos e derivados do leite, e há os veganos, que não só não comem alimentos de origem animal, como também não utilizam nenhum tipo de produto de origem animal ou que tenha envolvido animais no processo (para testes, por exemplo) como produtos de limpeza, cosméticos, roupas, etc.

      Excluir
  8. Bruna, tem o 'leite' da proteina de soja. mas a soja nao eh muito aconselhada. uhsusha por ser hormonio feminino os garotos devem evitar, e ela mal administrada causa um desconforto horrivel.
    ps. nao sou vegetariana, mas prefiro miiiil vezes!! amo demais, mas sou meio que obrigada a uma carne vermelha... coisa de pessoas proximas, que me chamam de fresquinha. sahuashu e isso nao importa.

    ResponderExcluir
  9. Não sou vegana... Mas queria fazer um empanado de berinjela sem usar ovo e leite e aqui achei como. Obrigada! Sobre alguns comentários penso que educação e respeito pelo próximo e pelas escolhas é no mínimo obrigatório! Ninguém está te forçando a comer... Respeito é bom e todo mundo gosta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso como vc . Como tem gente sem educação !! Na web é ainda mais perceptível. As pessoas se escondem atrás dos seus computadores para ofenderem os outros. Uma pena. Oremos por eles...

      Excluir
  10. Nossa, deu super certo!
    Não somos veganos aqui em casa, mas eu queria muito fazer um milanesa e não tinha ovo, aí achei essa receita. Fica super crocante e gostosinho! Valeu!

    ResponderExcluir
  11. Eu não sou vegano, entrei aqui por causa da dica da receita sem ovos... Me assustei com a falta de respeito de algumas pessoas que não aceitam a forma de viver dos outros.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Laura!

    Vim aqui pela receita sem ovos (pois não tenho hahaha), não sou vegano nem vegetariano, mas gostaria de dar parabéns pelo site e pelas receitas maravilhosas! Como disse, não sou vegano/vegetariano, mas respeito bastante. Infelizmente muitas pessoas não conseguem respeitar opiniões diferentes, mas desejo muita força na sua luta (e principalmente contra a ignorância de tantos, como se vê aqui). Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  13. COMO PODE NÉ??? PESSOAS QUE ENTRAM AQUI PARA FAZER COMENTÁRIOS TÃO DESPREZÍVEIS. DEVERIA ESTAR FAZENDO "CARIDADE" EM ASILOS DE ANIMAIS, HOSPITAIS, ASILOS DE IDOSOS E NÃO ENTRANDO EM PÁGINAS COM ESTA. NÃO TEM OQUE FAZER NA VIDA??? PESSOAOCA, VAZIA!!! ENTRA PARA OFENDER NOSSO MODO DE VIVER E DE PENSAR

    ResponderExcluir
  14. entrei nesse site por causa da pesquisa no google, sobre um modo de empanar sem usar ovo! Gostei da dica bem funciona! Porem gostaria de fazer uma critica, ja que sou criticado indiretamente nesse canal por consumir proteina de origem animal. Respeito a vossa opção por não consumirem proteina animal, ja que é uma escolha de voces! Porem gostaria de que respeitassem tambem as pessoas que optam por consumirem proteinas de animais, desde os primordios o homem(Todos os seres humanos antes que venha um mimimi de alguma feminista)sempre consumiu vegetais e proteinas animais,m pois são elementos da sua cadeia alimentar, assim como existem outros seres vivos que tambem usam a proteina animal como base de sua cadeia alimentar. Por exemplo um tigre, uma hiena,um tubarão,um lobo,um urso dentre outros não são monstros e tão pouco seres abominaveis por se alimentarem de carne, pois são elementos da sua cadeia alimentar desde o primordio da espécie, assim como os seres humanos! Então se voces são veganos e tem por opção não se alimentarem de proteina animal tudo bem! Mas não classifique os carnivoros como erroneos e nem como aberrações, pois como mencionei desde os primordios da especie a nossa cadeia alimentar se constitui de vegetal e de proteina animal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se informe um pouco antes de vir aqui e falar um monte de baboseiras. Seres humanos não precisam de carne! Existem muitas outras fontes de proteínas além de cadáveres de animais. Em muitas culturas inclusive, as pessoas não comem carne. Muita coisa mudou desde os primórdios da humaninade, a alimentação é uma delas. A cadeia alimetar, assim como teorias da física, por exemplo, pode ser mudada de acordo com as descobertas que a humanidade vem fazendo. Ah e você não e um lobo, ou leão ou tigre ou qualquer que seja o animal carnívoro que você imaginar, você assim como todos os seres humanos é onívoro e pode muito bem se tornar vegetariano ( perceba que eu não disse herbívoro, que é o contrário de carnívoro), o que além de ajudar o planeta e todos que nele habitam, também faria bem para você, que está aqui criticado as pessoas que estão tentando manter o mundo um lugar habitavel para as proximas gerações.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  15. Seres humanos não precisam de carne, concordo. Mas que é bom um churrasquinho ou um bife mal passado com um queijo derretido em cima, isso é. Sobre a dica de empanar sem ovo, vou tentar hoje aqui em casa, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser bom pra vc, EdVerme, mas com certeza nem todos vão concordar contigo. Eu vejo num pedaço de carne muito sofrimento animal, sofrimento humano também, doença e condicionamento mental - comer um pedaço de cadáver e achar bom? Já se foi o tempo de achar gostoso comer carne, eu tenho piedade com o animal e com o ser humano, não tem mais como achar gostoso.

      Excluir