Pão caseiro fácil de fazer sem sovar

Café-da-manhã: pão caseiro de farinha integral, pão-de-queijo vegan, creme de avelãs e café com leite de avelãs


Pão caseiro saboroso

Aqui em casa estamos comendo pão fresquinho. Além de saboroso, é livre de conservantes e outras químicas. Também podemos variar adicionando sementes como gergelim e aveia.


Receita de pão caseiro fácil (sem sovar)

  • 3 copos de farinha de trigo (pode misturar com farinha refinada)
  • 1 copo e 1/2 de água
  • 1 pitada de fermento granulado de sachê
  • 1 pitada de sal

Numa bacia, misture fermento e sal à farinha de trigo. Adicione água, misture com espátula ou colher de pau, e tampe a bacia (se não tiver tampa, feche com filme plástico, ou cubra com pano prendendo com elástico). Deixe descansar por 1 dia.

Após o tempo de descanso, unte e enfarinhe uma assadeira. Com uma espátula, coloque a massa nessa assadeira. Deixe crescer por 1 ou 2 horas. Então asse em forno quente por aproximadamente 40 minutos ou mais, até dourar a seu gosto.

É impressionante como fica gostoso o pão caseiro "preguiçoso" como eu chamo, não dá trabalho nenhum... além de zero colesterol e químicas. Li em vários sites no Google que quanto mais tempo descansando, o glúten vai perdendo efeito.

Hoje em dia está uma moda essa tal intolerância ao glúten, mas na minha opinião pessoal, acho que é mais o consumo exagerado de muita química nos pães, agentes de crescimento, antiumectantes, conservantes e tals que fazem mal às pessoas. Na década de 80 pra 90, lembro que foi proibido no Brasil o tal do bromato no pão francês, mas suspeito que continuem a usá-lo, visto que faz a farinha de trigo crescer horrores, aumentando a produção e o tempo de vida do pão.




Comentários

  1. Kim, eu aprendi com a minha amiga Lori Ellis a fazer um pãozinho semi-integral de fermentação lenta e deu super certo. Agora quero fazer a tua receita, acho que o processo é bem parecido. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, é dois dias descansando?
    Deixo em temperatura ambiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, pode deixar 1 dia ou menos, depende da temperatura. Vai estar ótimo quando estiver bem crescido e com bolhas. Sim, é fora da geladeira.

      Excluir
  3. olá!!! e qual textura dessa massa enquanto preparo? pq nunca fiz pão algum... fica grudando, fica molenga, fica firme antes das 24 hrs?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas