Panetone caseiro sem ovos fácil




Panetone caseiro vegano fácil

Sem ovos, sem leite, sem manteiga, caseiro, sem conservantes, sem essência artificial, muito saboroso e fácil de fazer. Espero que aproveite essa receita simples e econômica.
Boas Festas!

Ingredientes:

  • 1 kg. de farinha de trigo 
  • 2 xícaras de açúcar (pode ser mascavo) 
  • 1/2 xícara de óleo vegetal 
  • 1 pitada de sal 
  • raspa e suco de 3 laranjas 
  • 100g. de fermento fresco para pão (fermento biológico, daqueles que se compra na padaria) 
  • recheio: 200g. de chocolate sem lactose picado, ou frutas como damasco e uvas passas, ou ainda nozes

Modo de fazer:

1) Num copo, misture o fermento fresco com 1 colher de sal e 1 colher de açúcar, vai virar um líquido; reserve. Numa bacia grande, misture 100g. da farinha de trigo com esse fermento, coloque um pouco de água também para formar uma massa tipo esponjosa, misture bem e cubra com um pano, deixe crescer por 20 minutos.

2) Misture a essa massa esponjosa (que deverá ter crescido bastante) o restante da farinha de trigo, açúcar, óleo, sal, raspas e suco de laranja, se necessário acrescente mais água até a massa ficar moldável e macia. Misture bem, por último coloque o recheio de sua preferência, cubra com pano e aguarde mais 20 minutos.

3) Separe 4 fôrmas para panetone de 500g. Divida a massa em 4 porções iguais, não rasgue a massa na mão, corte com espátula e coloque em cada forminha, o ideal é passar um pouco da metade da forminha. Deixe crescer até dobrar de tamanho.

4) Assim que estiver bem crescido, aproximadamente 1-2 horas, leve ao forno para assar na temperatura média/alto por 50 minutos mais ou menos.


Comentários

  1. Olá, adorei a receita e a dica, adoraria postar no meu site com sua permissão e com os devidos créditos, claro...
    Aguardo sua resposta...grata...

    portalpassarinho.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas