Marmita prática para o dia-a-dia




Arroz-e-feijão com picadinho vegetal

Comecei a fazer uma coisa que achava que jamais faria: congelados! Eu, que não tenho microondas. Apenas comprei algumas embalagens, e assim que fui cozinhar feijão, coloquei o dobro da quantia na panela de pressão. Fiz o mesmo com o arroz e com o picadinho de proteína de soja com batatas e cenouras, molho de tomates e azeite de dendê.

Rendeu 4 fartas marmitas, além da refeição do dia. Está sendo ótimo aqui em casa, há dias que simplesmente queremos comer bem, sem ter trabalho nenhum. Eu descongelo direto no forno convencional, aquecendo em banho-maria.


Receita de Picadinho de proteína de soja

  • 1 caneca de proteína de soja pequena ou graúda
  • 4 batatas médias
  • 2 cenouras médidas
  • molho de tomates a gosto: fresco ou pacote
  • azeite de dendê a gosto

Numa panela com 2 dedos de água, leve para cozinhar as cenouras. Não é necessário cobrir os vegetais com água, apenas com vapor cozinharão mais rápido e sem perder tantos nutrientes. Após 5 minutos, coloque as batatas. Cozinhe até ficar macio por dentro, espetando com garfo dá pra sentir.

Deixe a proteína de soja de molho 2 minutos em água morna. Esprema bem. Leve para refogar bem até dourar numa frigideira com óleo.

Agora junte tudo: na frigideira da proteína de soja, coloque azeite de dendê a gosto (costumo despejar aproximadamente 50 ml), molho de tomates (eu coloco 1 pacote de molho pronto) e as cenouras e as batatas picadas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, e está pronto!


Validade e modo de conservação

No freezer, alimentos frescos e caseiros sem conservantes duram até 3 meses. Escreva na tampa da embalagem a data que você está levando para congelar, e também o conteúdo para não esquecer. Além da embalagem bem fechadinha, eu gosto de envolver em saco plástico próprio para alimentos e fechar com durex.


Comentários

Postagens mais visitadas