Bolo de laranja formigueiro



Bolo de laranja sem ovos, mas muito fofinho e saboroso

Esta semana acidentalmente fiz um bolo de laranja formigueiro. Eu queria mesmo era um bolo de laranja como o que eu tinha feito pro curso de Cura Prânica das minhas amigas Luciene e Gelzi, do Sharanam Terapias.

Mas... tinha um monte de granulado de chocolate aqui em casa, então resolvi utilizar. Segue receita:


Bolo de laranja formigueiro

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo (pode ser 1 refinada e 1 integral); 
  • 1 xícara de açúcar demerara, refinado branco ou cristal ; 
  • 1 xícara de suco de laranja; 
  • 1/2 xícara de chocolate granulado sem leite; 
  • 1/4 xícara de óleo vegetal: soja, milho, canola, côco... 
  • raspas de 3 laranjas (só a parte bem externa, não rale demais);
  • 1 colher de fermento químico para bolo.

Ligue o forno no médio.

Coloque numa bacia: farinha de trigo, açúcar, óleo, granulado, raspas e suco das laranjas, ou seja, coloque quase tudo menos o fermento.

Vá observando o ponto da massa, deve ficar cremosa mas não líquida quando virar a bacia, e não pesada que seja difícil mexer com a colher. Mexa bem, mas delicadamente, até a massa ficar homogênea e aparecerem bolhinhas na superfície.

Por último, 1 colher de fermento. Pronto, coloque na fôrma ou assadeira untada com óleo e polvilhada com açúcar. Leve ao forno na prateleira superior e asse até sentir cheirinho de coisa boa! (aproximadamente 40 minutos ou mais, até dourar dos lados)

Pode congelar depois de esfriado, dura até 3 meses no freezer. Embale bem em filme plástico (umas 3 voltas de plástico). Para descongelar, deixe na noite anterior dentro da geladeira.

Outra dica é fazer torradinhas de fatias do bolo, caso depois de mais de 3 dias não acabaram ainda com o bolo em sua casa. Apenas dourar em forno alto as fatias do bolo, virar deixando dourar bem dos 2 lados.

Comentários

  1. Qual marca esse granulado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei da marca Dori, é o mais tradicional. Agora vem um aviso que é sem lactose e nos ingredientes não consta nada de origem animal.

      Excluir
  2. Muito bom, com certeza tentarei fazer em casa... Laura, eu adoraria ver seus cookbooks, os seus livros preferidos e indicações do gênero, você poder fazer um post desse?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas