Como assar bolo sem untar a assadeira

Bolo de festa decorado com chantili 100% vegetal


Utilizando papel toalha em vez de untar a assadeira: passo-a-passo

Essa dica é para aquelas pessoas que não gostam de sujar as mãos com óleo na hora de untar a assadeira. Eu costumo espalhar o óleo ou margarina 100% vegetal com um guardanapo, mas há pessoas que nem isso gostam de fazer.

Então, a dica é utilizar papel toalha! Basta espalhar o papel toalha no fundo da assadeira, e jogar a massa por cima, em seguida leve para assar.


Receita de chantili 100% vegetal

Já que mostrei a dica fácil de não untar a fôrma, vou dar também a dica de como fazer chantili vegan, se você conseguir comprar os 2 ingredientes, que são muito baratos e fáceis de se encontrar.

  • 1 caixinha de creme de leite de soja (encontrado em lojas de produtos naturais, rede Pão-de-Açúcar e Carrefour, dentre outros supermercados, ou online nas lojas que comercializam esse produto)
  • 1 colher de chá de emulsificante (encontrado em lojas de artigos para festa, embalagens para festa, atacadões de doces, etc; custa menos que o creme de leite de soja)

Como fazer: deixe o creme de leite de soja na geladeira de um dia pro outro, até gelar bem; não é para congelar. Então, utilize a batedeira para bater o creme de leite de soja gelado com a colher de emulsificante até dar ponto de chantili. Pronto!

Rende chantili suficiente para cobrir um bolo grande.

Receitas de bolos sem lactose, sem ovos, sem margarina, sem colesterol: procure na lateral direita deste blog. Obrigada.








Comentários

  1. Nossa. Aprendi duas coisas com esse post. Que dá pra usar papel toalha para a massa não grudar, e que forma de vidro faz bolo hahaha
    Demora mais pra ficar pronto na de vidro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexa: use somente vidro temperado próprio para forno! Na hora de comprar verifique na embalagem.

      Evite o choque térmico: jamais coloque vidro quente sobre mesa ou pia fria; disponha sobre toalha grossa dobrada ou descansos de panela de madeira ou metal.

      É o mesmo tempo de forno.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas