Almoços práticos - nuggets de soja

nuggets de soja

Alimentos com grão de soja

Tenho comido almoços práticos, muitas vezes preparados pelo Steve, outras vezes feito por mim o básico arroz-e-feijão. É muito gostoso, adoramos e é totalmente nutritivo, acompanhado de salada, frutas e legumes.

O Steve queria maionese, então preparei leite com grãos da soja para fazer a maionese. Com o resíduo fiz nuggets de soja, temperando com alho, cebola, gengibre. Ainda empanei, passando na farinha de rosca, depois fritei.


Leite de soja
  • 1 xícara de grãos de soja
  • 2 xícaras de água

Deixe os grãos de soja de molho em água na noite anterior ou por algumas horas, para agilizar o tempo de cozimento e melhorar a digestão.

Jogue a água fora e cozinhe a soja em panela com tampa semi-aberta até ficarem macios (30 minutos ou menos). Não feche a tampa nem cozinhe em panela de pressão pois pode obstruir o orifício da pressão.

Depois de macios os grãos da soja, bata no liquidificador 1 xícara de grãos para 2 xícaras de água. Bata bem e depois coe em pano bem limpinho ou coador de voal.

Está pronto seu leite de soja para beber como quiser!


Maionese de soja
  • 1 xícara de leite de soja
  • 1 xícara de azeite ou outro óleo vegetal
  • temperos a gosto: sal, pimenta-do-reino, cúrcuma, alho moído ou em pó

Leve o leite de soja à geladeira. Depois de gelado, bata no liquidificador com os temperos e vá adicionando fio de óleo bem de fiozinho mesmo, para não desandar sua maionese. Bata até dar o ponto desejado. Com paciência, sempre dá certo.


Nuggets de soja 
  • resíduo do leite vegetal que fica no coador ou no pano de coar
  • temperos a gosto: sal, pimenta-do-reino, alho, cebola picadinha, azeitonas, gengibre ralado, etc.
  • farinha de mandioca ou outra para dar liga

O resíduo que sobra no coador chama-se okara pelos japoneses e pode ser utilizado para fazer hamburgueres ou nuggets vegetais.

Coloque numa bacia com os temperos desejados, misture bem e dê liga com farinha de mandioca, trigo ou amido de milho até a massa ficar boa de se trabalhar.

Em seguida, pode-se fritar, levar para assar em assadeira untada ou grelhar na chapa.


Milanesa fácil

  • amido de milho ou farinha de trigo
  • água para dar liga no creme

Prá empanar não use ovos, faça um creminho de farinha de trigo com temperos que quiser, e adicione água, mexendo com um garfo. Daí você pode empanar o que quiser: pedaços de tofu, bananas, anés de cebola, etc.

Em seguida passe na farinha de mandioca ou de rosca (cheque se esta não contém derivado animal).



almoço com nuggets e maionese de soja

salada com manga e cenoura

almoço simples

Comentários

Postagens mais visitadas