Leite de soja e nuggets protéicos


Nuggets de soja fritos


O que fazer com soja em grãos?

Meu marido trouxe para casa meio quilo de soja em grãos, R$ 1, 79 aqui no Centro de São Paulo. Utilizei meio pacote, ou seja R$ 0,90, e me rendeu 1 garrafa e meia de leite de soja natural, mais 2 rodadas de nuggets para nós, fiz a primeira frita e a segunda assada, que comemos como "mistura" acompanhado de arroz, feijão e salada.


Leite de soja natural

  • 1 caneca ou copo de soja em grãos deixados de molho na véspera ou por 6 horas
  • 2 medidas de água


Leve a soja em grãos para cozinhar durante 20 minutos ou até ficar macia, não precisa ser na pressão, mas deixe em meia tampa.

Após, escorra a água e meça novamente a soja - dobra de volume - então despeje no liquidificador com o dobro dessa medida de água. Bata até moer bem e coe em pano de voal ou outro pano bem limpinho. Está pronto o leite de soja natural!

Guarde em garrafas de vidro na geladeira por até 3 ou 4 dias aproximadamente. Pode tomar com café, chocolate em pó, com polpa de frutas como maracujá ou morango em pedaços, vitaminas, etc.


Nuggets de soja

  • resíduo do leite vegetal - essa massa é chamada "okara" pelos japoneses
  • temperos: cebola e alho moídos ou bem picadinhos, sal, pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres de farinha de mandioca


Misture tudo numa bacia. Você pode adicionar mais temperos a gosto: alho-poró, tomate seco picadinho, também ervilhas e milho. Modele em formato de nuggets: faça uma bolinha e achate, acertando nas laterais.

Para fritar: basta aquecer óleo quente e ir colocando os nuggets. Vire do outro lado para dourar bem. Retire e deixe escorrendo em papel toalha.

Para assar: preaqueça o forno no máximo. Utilize uma assadeira de vidro ou outra, unte com óleo e disponha os nuggets. Leve para assar. Vire depois de 15 minutos para dourar bem dos 2 lados. Retire assim que estiver bem douradinho.

Pode usar Air Fryer que também dá certo! Adicione 1 colher de óleo para não ressecar.

Pode congelar os nuggets antes de fritar ou assar, e também depois de assados ou fritos, até 3 meses bem embalados em filme plástico ou embalagem adequada para freezer. Para descongelar, deixe na geladeira na noite anterior.



Leite de soja natural

Nuggets assados


Nuggets antes de assar

Comentários

  1. Adorei o nuggets vou tentar! haha

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante, vou tentar assim que der e depois digo o resultado, obrigada!
    Comecei um blog agora sobre como é minha vida sendo vegana, se der dá uma passada lá! Comecei falando da minha atual viagem, mas em dois dias estarei de volta ao Brasil e focarei nos lugares veganos dai!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas