Esfirra fácil



Esfirra fácil sem ovos ou margarina

Tem um jeito muito fácil de fazer massa de esfirra. De preferência, utilize farinha de trigo refinada pra sair bem fofinha. Mas pode misturar com farinha de trigo integral se desejar.


Receita de esfirra fácil

  • 2 copos de farinha de trigo refinada
  • fermento para pão desidratado tipo fermix ou biológico de padaria
  • 4 colheres de óleo vegetal
  • sal a gosto (aproximadamente 1 colher rasa)
  • água até a massa ficar moldável, boa pra trabalhar


Modo de preparo

Se utilizar fermento desidratado tipo fermix, coloque apenas uma colherinha de café, rende várias vezes o sachezinho; misture diretamente na farinha. Só depois adicione óleo, sal e água até dar liga, a massa deve ficar macia e boa pra trabalhar. Coloque água aos poucos.

Se utilizar fermento biológico fresco, daqueles tabletes que se vendem em padaria, use a quantidade na embalagem ou quanto o padeiro indicar de farinha de trigo, misture num copo com 1 colher rasa de sal e 1 colher de açúcar, vai virar líquido imediatamente. Daí você mistura na farinha de trigo, em seguida o óleo e a água.

Se tiver tempo, espere a massa crescer, deixe-a tampada numa bacia com tampa ou feche com filme plástico pra abafar, vai agilizar o crescimento. Se não, pode começar a trabalhar nas esfirras. Farinha de trigo pra ajudar não grudar na tábua, rolo de abrir etc.

Recheios a gosto: eu adoro proteína de soja com azeitonas e tomates picados, mas você pode fazer de palmito com creme de amido de milho (maisena); recheio de ervilhas, milho, cebola e azeitonas; taioba picadinha e refogada com uvas passas ou tomate seco, etc.

Espere crescer um pouco, então asse em forno alto até dourar, aproximadamente 15 minutos.
Bom apetite!




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas