Dia Mundial Vegano

Dia Mundial Vegano na Avenida Paulista, São Paulo


Marcha pelos Animais

São Paulo teve o Dia Mundial Vegano comemorado com uma marcha na Avenida Paulista, organizada pelas ativistas Magali Navarro e Annita Revi, com ajuda do Facebook.

Centenas de pessoas estiveram presentes com cartazes, fantasiadas de animais, segurando faixas, tudo para marcar o Dia Mundial Vegano.

A mídia esteve presente pela presença de uma repórter da CBN Notícias, e divulgação do site Catraca Livre.

Estivemos presentes com um stand distribuindo pequenos cartazes de PAZ e DIA MUNDIAL VEGANO, panfletos informativos e bolos. Vendemos camisetas com estampas da causa animal e chaveirinhos da Organização Veganismo Brasil.

Foi uma alegria participar. Apesar da pouca cobertura da mídia e adesão fraca (em vista do ativismo online, poderiam ter ido muito mais pessoas), o evento serve para nós, ativistas, reforçar o espirito de união em prol dos animais.


Comemoração do Dia Mundial Vegano

O Dia Mundial Vegano é um evento anual celebrado por veganos em todo o mundo em 1º de Novembro. Foi criado em 1994 por Louise Wallis, então presidente da Vegan Society, para comemorar o 50º aniversário da sociedade, e em 2014 o 70º aniversário dos termos "vegan" e "veganismo" e o estabelecimento da The Vegan Society.

Veganos de todo o mundo se reunem para celebrar os benefícios do veganismo para a saúde humana, animais e meio ambiente. Estandes na rua sobre Veganismo, distribuição de refeições, piqueniques e plantando árvores no Dia Mundial Vegano, tudo serve para divulgar essa ideia.  



The Vegan Society

Em 1944, em Birmingham, Inglaterra, Donald Watson se juntou com sua companheira e mais 4 amigos para formar um grupo diferenciado de vegetarianos não lácteos. Estava nascendo o Veganismo.

O grupo The Vegan Society existe até hoje, com um trabalho bem atuante de divulgação do Veganismo. Devido a esse maravilhoso trabalho, a Inglaterra é o local com maior número de veganos em todo o mundo.


O que é Veganismo

"Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade; e por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente. Na dieta, significa a prática de dispensar todos os produtos derivados em parte ou totalmente de animais."

Essa é a definição original. O termo não tem conceito amplo, e sim definição registrada.


Dúvidas na hora de consumir

Muitos veganos hoje em dia têm dúvidas sobre os produtos que consomem. Se a pessoa não está comprando carnes, ovos, leites, derivados e roupas de couro, ou seja, tudo que provém de um animal, a dúvida ficaria nos produtos industrializados, tudo que vem embalado com rótulo discriminatório.

A dica é simples: os ingredientes têm de ser 100% vegetais; na dúvida, quando encontrar nomes técnicos esquisitos, entre em contato com a empresa por telefone ou email. O produto também não pode ter sido testado em animal em nenhuma fase de sua fabricação, bem como seus componentes, diretamente pela empresa ou terceirizado. Sendo assim, está OK para consumo!

Mas e se a empresa patrocinar rodeio ou se o empresário não é vegano?

Você não pode controlar o mundo, tampouco saber se o produtor de arroz, feijão e alface também não trabalham com abate de animais. Já é trabalhoso o bastante ter certeza se 1 (um) produto é vegano.

O boicote do Veganismo é um ato consciente positivo que promove o desenvolvimento de alternativas livres de origem animal, conforme sua definição. Assim, um produto 100% vegetal e não testado em animais, porém de uma empresa com má fama por testar em animais, deve ser consumido pelos veganos, afinal é estimulando o consumo de um produto 'bom' que a empresa começa a mudar os hábitos.

Divagações de lado, vamos nos mover para salvar os animais! :)



Eu segurando a plaquinha DIA MUNDIAL VEGANO


Nosso stand em frente ao MASP distribuindo informação


Dia Mundial Vegano na Avenida Paulista, São Paulo

Ativistas felizes segurando as plaquinhas PAZ

Dia Mundial Vegano na Avenida Paulista, São Paulo

Dia Mundial Vegano na Avenida Paulista, São Paulo

Dia Mundial Vegano na Avenida Paulista, São Paulo

Ele sempre está lá com a bicicleta enfeitada pelos animais...

PAZ era o que todos queriam

Nossas plaquinhas PAZ e DIA MUNDIAL VEGANO

PAZ era o que todos queriam

Dia Mundial Vegano na Avenida Paulista, São Paulo

Nossa barraquinha de divulgação do Veganismo, eu e Steve

Com a amiga Rita Amorim do lado

Comentários

  1. Grata por ter nos citado, Laura!!
    Até a próxima oportunidade!
    GoVegan!!

    ResponderExcluir
  2. Laura, Valeu!!! mandei pra um amigo Vegano dos EUA esse link e ele adorou as fotos, perguntou se a conhecia pessoalmente..rs..Muito grata mesmo! Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas