Pão com baixo teor de glúten




Pão preguiçoso

Por acaso li sobre pão fermentando mais de 1 dia ou 2, que isso reduziria os níveis de glúten, além de deixá-lo super macio e crocante por fora.

Hoje em dia muitas pessoas têm intolerância ao glúten, porque os pães são feitos rapidamente, em escala industrial.

E não é que deu certo? Estou apaixonada pelo resultado: o pão fica super aerado e macio por dentro, e não perde essa maciez, mesmo que não seja guardado dentro de saco plástico. Tenho apenas coberto ele com um pano. E fica super crocante por fora! Amei o resultado, e compartilho aqui a receita:


Pão caseiro sem sovar
  • 3 copos de farinha de trigo (pode usar somente integral)
  • 1 colher rasa de sal marinho
  • 1 colher de cafezinho de fermento
  • 1 copo e meio de água morna (mais para fria)

Com a ajuda da espátula de silicone, numa bacia misture os 3 primeiros ingredientes, em seguida a água, a massa vai ficar pegajosa. Não precisa sovar, apenas misture bem. Cubra a bacia com um pano (eu amarro um elástico em volta pra não entrar ar), deixe descansando de 12 a 20 horas. A massa tem que crescer e ter muitas bolhas.

Passadas as horas, ou de um dia pro outro, enfarinhe a bancada da cozinha ou uma tábua (pode ser plástica), e coloque a massa com a ajuda da espátula. Vá dobrando as extremidades e polvilhando farinha para não grudar. Faça isso umas poucas vezes até ficar mais consistente.

Pegue uma assadeira (eu gosto de vidro), de preferência com tampa, unte com óleo e enfarinhe, e coloque a massa aí. A massa deve estar mole mas consistente o suficiente para que você possa pegar com a espátula e colocar na assadeira. Se sua assadeira não tiver tampa, use papel alumínio para cobrir. Deixe descansando 2 horas ou antes, até dobrar de tamanho.

Daí é só assar em forno alto (no andar de cima) durante 30 minutos, depois abra e retire a tampa da assadeira ou o papel alumínio, e deixe por mais 20 minutos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas