Deliciosos quitutes do Natal 2014





Natal 2014

No Natal, novamente, os amigos veganos vieram em casa para participar de uma Ceia sem crueldade. Sempre uma felicidade! E o mais legal é que a gente se sente em família. Afinal, amigos são a família que a gente escolhe.

O Natal Vegan é livre, aberto e gratuito: basta trazer um prato caprichado doce ou salgado de comida totalmente livre de origem animal (nada de carnes, ovos, leite, margarina, mel, corante carmim cochonilha, queijo, etc).

Eu preparei um assado de gluten recheado com castanhas. Achei que a crosta formada lembra bem os assados tradicionais. Fiz panetones também. Trouxeram vatapá, torta de palmito, ratatouille, sorvetes (nem está nas fotos), maionese, farofa, e muito mais que nem lembro! Tudo vegan, claro, e super delicioso!

Para aqueles que querem ter uma verdadeira Noite Feliz no dia 24 de dezembro :)
Quer participar? Entre em contato comigo. Todos são muito bem-vindos!

Fotos tiradas no bairro da Saúde, São Paulo.


Receita do "Assado de Natal"

Ingredientes:
  • 2 copos de glúten puro (não é farinha de glúten hein)
  • 1 copo de algum grão cozido e amassado: pode ser feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, etc.
  • 2 colheres de linhaça em pó
  • temperos: sal, tomilho, alecrim, páprica, pimenta-do-reino, ou o que mais vc gostar

Misture tudo. Em seguida adicione meio copo de óleo ou azeite e shoyu a gosto, de acordo com seu paladar. Agora vá adicionando água aos poucos até a massa ficar boa de trabalhar. A consistência vai do seu gosto também.

O ideal nessa hora era colocar azeitonas verdes fatiadas, mas meu marido não gosta, então nem compro.

Quando você achar que a massa está boa de se abrir numa tábua, abra com a ajuda de um rolo, e recheie com uma mistura de: castanhas quebradas, nozes, pedaços de pão levemente refogados no azeite, alho-poró (se quiser), sumo de limão, e basicamente os mesmos temperos da crosta.

Eu fechei com a ajuda de um barbante para que o assado não abrisse. Você pode usar também papel-alumínio, mas eu preferi sem, porque você pode ir regando ocasionalmente com uma mistura de azeite e shoyu. Coloquei numa assadeira de vidro com tampa.

Asse em forno alto por mais de 1 hora. O aroma é enlouquecedor, no bom sentido. Contamina a casa toda.

Eu fiz uma adaptação de uma dezenas de sites americanos e achei que o resultado final fica muito bom. Lembrou até dos tempos que eu comia carne nas festas de fim de ano! rs













Eduardo, Bety, Laura Kim, Tomas e Ana Paula Castro

Elez e seu amigo, Vanessa Vegan, Laís Lima e Eliana Ferreira

Mislane, Laura e Fabio Mocci

Steve, Janaina e Rui Yonamine


John Toogood, Steve e Laura Kim

Comentários

Postagens mais visitadas