Mensagens para reflexão

Paz
Seja equânime na sorte e no infortúnio, na felicidade e na tristeza, na perda e no ganho. Os altos e baixos da vida têm lições a nos ensinar. De fato, sem contratempos em nossa vida, não seremos capazes de experimentar a Divindade. Sem escuridão, não podemos apreciar a luz. Sem experimentar dificuldades, não daremos valor aos prazeres que desfrutamos. É a falta de paz de espírito que nos compele a procurar meios para perceber a paz eterna.

Os Upanishads declararam que somente através da renúncia a imortalidade pode ser alcançada. O homem deveria aprender a praticar a renúncia, de modo a descobrir o segredo da paz duradoura e da bem-aventurança.


Sucesso
Na esfera espiritual, a responsabilidade pelo êxito ou pelo fracasso é inteiramente da própria pessoa. Você não tem direito algum de transferi-la aos outros. O fogo queimará somente enquanto for alimentado com combustível. Portanto, não adicione combustível ao fogo dos sentidos. Afaste a mente do temporário e a una ao eterno.

Semeie a planta nova da devoção pela prática da lembrança do Nome do Senhor. Essa semente se desenvolverá em uma árvore poderosa, com os ramos da virtude, do serviço, do sacrifício, do amor, da equanimidade, da fortaleza e da coragem.


Coragem
Você deveria estar preparado para enfrentar cada desafio da vida com coragem. A coragem é a chave para o sucesso. A vida está destinada a oferecer todos os tipos de dificuldades, mas você não deveria se acovardar diante delas. Enfrente cada provação com coragem. Atualmente, as pessoas ficam facilmente deprimidas e confusas quando encontram dificuldades. A depressão leva à frustração. Essa não é a maneira de enfrentar os desafios da vida.

Você deveria desenvolver a coragem para atravessar a aventura da vida. Apegue-se à verdade, nutra o amor em seu coração, cultive a coragem e enfrente a vida com determinação firme e visão equilibrada. Uma vida assim resultará em realização. As recompensas da vida só podem ser recebidas através do esforço árduo.


Relacionamentos
Todos os relacionamentos são acidentais e temporários. Portanto, a pessoa deve realizar seus deveres no mundo com desapego. Mesmo quando envolvida na vida mundana, ela precisa reconhecer os relacionamentos entre mãe e filho, marido e esposa, irmão e irmã, etc., como sendo essencialmente transitórios.

A separação é inevitável, mais cedo ou mais tarde. Mas entre o homem e Deus nunca pode haver qualquer separação. Ainda que você esqueça Deus, Ele não o esquecerá. Portanto, desenvolva a fé em Deus e anseie por Seu Amor.

- Sathya Sai Baba

Comentários

  1. Mensagens enviadas para mim pelo amigo Márcio Vieira em 2007 e 2008.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas